Fórum sobre acidentes de trânsito do Detran será aberto ao público
O Fórum Permanente de Discussão sobre Acidentes de Trânsito e Preservação da Vida, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) abrirá espaço, na próxima terça-feira (22), para a sociedade debater, sugerir, emitir opiniões e propor medidas que contribuam para uma maior segurança no trânsito. O evento acontecerá no auditório do órgão a partir das 9h e terá como tema “A Segurança Viária em Salvador”.
Os cidadãos voluntários e dispostos à discussão podem dirigir-se ao órgão, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, sem restrições. Foram convidados, também, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), da Superintendência de Engenharia de Trânsito (SET), do Esquadrão Águia da Polícia Militar, entre outros.
A necessidade de criação do debate permanente sobre segurança no trânsito foi gerada a partir de estatísticas, que retratam o alto índice de acidentes registrados na Bahia. O Governo do Estado, preocupado com este quadro e buscando soluções para tanto, apóia o fórum idealizado e lançado pelo Detran, em 25 de julho do ano passado (Dia do Motorista).
Dados curiosos
• A Bahia tem uma frota de mais de 1,7 milhão de veículos nas ruas, sendo que cerca de 600 mil circulam em Salvador.
• Em todo o mundo, são 1,2 milhão de mortes em acidentes de trânsito por ano.
• São cerca de 50 milhões de vítimas anuais no planeta, incluindo feridos e incapacitados para sempre.
• O custo dos acidentes nos países é maior do que 4% do seu Produto Interno Bruto (PIB).
• O uso correto do cinto de segurança reduz em 61% o risco de acidentes fatais.
• Mudanças nas leis sobre o uso de bebida alcoólica na direção podem reduzir os acidentes em 20%.
• Para cada 1 km/h de redução na velocidade urbana, há uma redução de 2% no número de acidentes.